Subscribe Now
Trending News

Descanso

Capa Portal Municipal de Turismo de Descanso

Mais de 80% da população desse município de 9.000 habitantes, localizado a 120 km de Chapecó e a 680 km de Florianópolis, tem descendência polonesa. A presença cultural da etnia se revela com força na gastronomia. Aqui é muito apreciado o “pierogi”, o mais famoso prato polonês: pastel cozido na água, recheado de ricota com chucrute ou batata, servido ao molho de nata com linguiça ou bacon.
O nome da cidade remonta ao ano de 1925: A Coluna Prestes avança pelo país. Às margens do Rio Arroio Macaco, interrompe a marcha para descansar. Hoje, na Praça Francisco Masure, é possível visitar o Monumento ao líder comunista Luís Carlos Prestes e a sua esposa Olga Benário. Outro monumento de destaque é o Cristo-Rei que, do alto do Morro do Cristo, pode ser avistado de qualquer ponto do município. A estátua, com 12 m de altura, esculpida em concreto, foi construída em 1949. Na época, era a terceira maior Brasil. A queda d’água de Salto Formoso, situada na divisa com Belmonte, é outro atrativo turístico. Descanso dispõe de apenas um hotel e três campings. Fonte: Roteiros Turísticos Regionais

Dados do Município

Região Turística: Caminhos da Fronteira
Área: 287.395 km (IBGE/2010)
População: 8192 habitantes (IBGE/2013)
Latitude: 26°49’3
Longitude: 53°30’0
Altitude: 552 m
Cidades próximas: São Miguel do Oeste, Bandeirante, Belmonte, Santa Helena, Iporã do Oeste, Riqueza, Iraceminha, Flor do Sertão.

Caminhos da Fronteira

A pluralidade cultural da região vai encantar quem visita os Caminhos da Fronteira. Diversidade explicada pela localização desta região que fica no Extremo Oeste de Santa Catarina, entre a Argentina e os estado do Paraná e Rio Grande do Sul. No Marco das Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, é possível estar ao mesmo tempo em dois estados brasileiros e em uma província argentina. A região é um misto entre riqueza histórica e contato com a natureza, oferecendo ainda aos turistas belas paisagens naturais e esportes radicais.

IDMS de Descanso

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Descanso.

Saiba Mais

Localização

O principal acesso é pela SC-493, a partir da rodovia BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 123 km do Município de Descanso.